segunda-feira, 30 de agosto de 2010

:: Jornadas Interdidática

:: Jornadas Interdidática

:: Jornadas Interdidática

:: Jornadas Interdidática

:: Jornadas Interdidática

:: Jornadas Interdidática

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Darth Vader Rap

sábado, 14 de agosto de 2010

Você Sabia?

Terra viaja a um milhão de quilômetros por hora!

A que velocidade a Terra gira em torno do Sol e de si mesma? Por que não percebemos esse movimento?

A velocidade que a Terra gira ao redor do Sol (translação)é cerca de 107.000Km/h e a velocidade do movimento em torno do seu próprio eixo é cerca de 1.700Km/h na região do Equador, diminuindo quanto mais se aproxima dos pólos. "Existe ainda outro movimento que a Terra realiza junto com todo o sistema solar, que gira a cerca de 1 milhão de Km/h com relação ao centro da galáxia", explica o astrônomo Augusto Damineli.

Mas esses movimentos não são percebidos. Quando a velocidade é constante (não há aceleração ou desaceleração), como nos três casos só é possível perceber o movimento se olharmos um referencial externo que está parado ou se movimentando com velocidade diferente. É o que acontece quando observamos as estrelas, por exemplo. Só que, como elas estão muito distantes não se tem noção da velocidade em que a Terra está.

Revista Super-Interessante, abril de 1995

Você Sabia?

    Movimento Curvilíneo

    Uma pessoa encontra-se sobre o Equador terrestre. Qual o módulo da velocidade dessa pessoa, em virtude do movimento de rotação da Terra (em relação a um observador no espaço)?

    Em virtude do movimento de rotação da Terra, a pessoa percorre uma distância d = 4000Km (comprimento do Equador), em um tempo T = 24h. Logo v = clip_image002= 1667Km/h.

    É interessante observar que esta velocidade é maior do que a de um avião a jato, que voa 900Km/h. Não sentimos, entretanto, este movimento da Terra, pois nosso organismo só consegue perceber variações no movimento e, neste caso, a aceleração a que estamos submetidos é muito pequena.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dobrador de Bennet e eletroscópio