quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conhecendo a ferramenta Prezi


Olá pessoal !


Hoje irei falar a respeito do Prezi. É uma ferramenta fantástica  que vem, com certeza,  para substituir o uso do formato ppt. A grande sacada do Prezi é a “quebra” da linearidade das apresentações,  o que convenhamos dá sono  zzzzzzzzzzzz...!

Conforme a  colega Janaína Senna Martins:

“Quem trabalha com apresentações, e quer uma nova forma de dinamizar não deve deixar de conferir o recurso chamado Prezi. O Prezi foi lançado em abril de 2009 em Budapeste, é algo novo que pode pegar e muita gente já está usando. Prezi.com é na verdade uma ferramenta gratuita para criação de apresentações online, o editor do Prezi é todo feito em flash, e possui recursos mais dinâmicos que um Power Point. O Prezi acaba com o conceito de slides lado-a-lado, pois permite adicionar “quadros” livremente nesse espaço, em uma abordagem parecida com a dos mind-maps. Neste espaço o usuário pode organizar textos, imagens, vídeos e junto a tudo isso elementos gráficos. Além disso, o Prezi permite ao seu usuário criar e armazenar seus trabalhos gratuitamente, basta apenas se cadastrar, e explorar esta ferramenta. E assim você também poderá visualizar trabalhos acadêmicos e empresariais de outros usuários com Prezi.com.”

Na área de Física e também de informática achamos muito interessante a facilidade principalmente  na quebra da linearidade dos textos e dos formatos.Em minhas aulas começei a usar o Prezi para aulas de pré vestibular e também  em conteúdos que requer um apelo visual maior para conceitualização.O Rodolfo  utiliza já nas suas aulas de informática  e já produziu alguns Então vamos saber mais  sobre o Prezi ?

O Prezi é uma ferramenta para criação de apresentações inovadoras tendo como principal atrativo permitir que o usuário exponha suas ideais em um lugar e perceba a relação entre elas,  auxiliando na conexão entre o criador e seu público alvo [Prezi, 2011].
   Contrapondo-se as apresentações de slides tradicionais onde a sequência dos conteúdos é destacada, a ferramenta propõe que as inserções de materiais como textos, imagens, vídeos, links, desenhos, formas pré-definidas e outros recursos aconteça em um espaço que pode ser entendido com uma grande mesa receptora de ideias.
As apresentações baseiam-se no conceito de ZOOM, a aproximação para visualização de detalhes e o afastamento buscando uma visão panorâmica da produção.
O Prezi está disponível na web e para sua utilização, apenas faz-se necessário um navegador e acesso à internet, para a versão gratuita. Os arquivos ficam armazenados em sua conta e podem ser baixados para reprodução em formato flash.
Com ótima usabilidade, os usuários podem criar apresentações interessantes em pouco tempo. Os elementos podem ser movidos, redimensionados e rotacionados por um recurso disponível a partir de um clique. Há um painel no canto superior esquerdo contendo os recursos e modos de visualização da apresentação. A própria equipe disponibiliza manuais e tutorias eficientes para quem tem interesse nessa nova forma de fazer apresentações, eles estão disponíveis no site http://prezi.com/learn/.



Vantagens
A primeira vantagem que pode ser citada é a não necessidade da instalação de um pacote de programas localmente, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento. Outro interessante ponto é a possibilidade de trabalhos colaborativos onde as pessoas podem dedicar-se à mesma apresentação, promovendo aprendizagem através do compartilhamento de conteúdos.
   As apresentações também podem ser visualizadas em conjunto a partir do compartilhamento do seu link. Existem meios de compartilhamento rápido com as principais redes sociais da atualidade.
Além da quebra da linearidade do Prezi  a ferramenta explora o uso de apresentações no formato de Mapas Conceituais.
Desvantagens

Uma desvantagem é a necessidade de conexão com a internet, o que pode ser resolvida com a versão desktop mas essa já apresenta outra desvantagem: é paga!

Num primeiro momento o usuário fica perdido pois é uma forma bem diferente de elaborar uma apresentação, principalmente para os que estão acostumados com a linearidade de ferramentas como power point e impress. Mas com os vídeos tutorias disponíveis pela própria empresa, qualquer pessoa pode começar a elaborar apresentações simples que provavelmente evoluirão com a utilização da ferramenta e busca por recursos, ou seja, a experiência pessoal. Ela é uma ferramenta intuitiva e ainda diria que sua área de trabalho pode ser entendida como uma metáfora de um cérebro habituado ao aprendizado de forma holísticas.

O Prezi possui  uma versão para teste off line de 30 dias.A ferramenta embora seja paga existe uma possibilidade chamada ProEdu uma licença para Educadores .Há ainda a grande barreira  pela exibição da ferramenta em  dispositivos   que utilizam o sistema  operacional do Sr. Job’s .Vejo um futuro  promissor para a substituição dos ppt’s (zzzzzzzzz) pelo Prezi.

Este video mostra um tutorial simples para uso do Prezi:

Veja  abaixo o material que começamos a produzir:

Rodolfo Paolucci


Helez Merlin
Alunas Natália Odenbreit e Natasha - Coiote e Papa léguas e as Leis da Física 



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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Silvio Meira: As redes sociais e a revolução na educação

Redes Sociais e Educação  não é tema novo e principalmente no campo as ideias  e Silvio Meira mostra através do TEDxSP suas aplicações e seu trabalho .Vale a pena convefir o vídeo .



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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Visualg Google Earth e World Wide Telescope - análises

Olá, como vai?

Gostaria de compartilhar minha recente experiência com o programa Visualg. Ainda me pergunto por que só o conheci depois de formado e como Professor em curso técnico de nível médio. Guardo rancor dos professores que me fizeram passar pela disciplina de algoritmos escrevendo pseudocódigos no papel! :P

A essência do programa é tão bem descrita por seu criador que vale colá-la aqui com umas pitadas de “negrito” para ressaltar certos pontos:

“A idéia de escrever este programa nasceu a partir de uma necessidade: uma ferramenta que permitisse aos alunos iniciantes em programação o exercício dos seus conhecimentos num ambiente próximo da realidade.

Em minha experiência como professor desta disciplina, tenho notado que a abstração de "rodar o chinês", ou seja, de executar um programa apenas no papel, é um grande obstáculo (quase intransponível para alguns) no aprendizado das técnicas de elaboração de algoritmos.

Por outro lado, submeter um iniciante aos rigores de uma linguagem de programação como Pascal ou ao “esoterismo” do C...” como pode? kkkkk realmente C é esotérico. “...também me parecia exagerado.

O ideal seria uma linguagem mais simples, parecida com o "Portugol", de grande popularidade nos meios acadêmicos e presente nos livros mais utilizados; com ela, os princípios básicos da programação estruturada poderiam ser ensinados sem que a curva de aprendizagem fosse íngreme.

Além disso, esta ferramenta deveria também ser capaz de simular o que acontece na tela do computador com o uso dos famosos comandos "leia" e "escreva", bem como possibilitar a verificação dos valores das variáveis, o acompanhamento passo a passo da execução de um algoritmo (pelo seu grande valor didático), e até mesmo suportar um modo simples de depuração.

Aliado a tudo isto, deveria estar um editor de texto com recursos razoáveis (tais como abrir e salvar arquivos) e que dispusesse de todos os principais recursos de um ambiente gráfico.” (http://www.apoioinformatica.inf.br/o-visualg)

Comecei a utilizar o Visualg neste último semestre, na disciplina de Linguagem Técnica de Programação Web I, com uma turma de apenas 9 alunos de faixa etária de 19 a 54 anos.

A primeira coisa que percebi é que seria uma ótima forma de acompanhar o desenvolvimento de habilidades para programação, possibilitando uma avaliação formativa, visando desenvolver competências imprescindíveis para um excelente programador.

Um exemplo interessante é a forma como um problema com a sequência lógica das instruções de um algoritmo podia causar tanta estranheza para uns e para outros, não. E após duas ou três vezes que ouvi o mesmo questionamento sobre seus algoritmos, o aluno simplesmente fez algum tipo de “conexão neuronal”, teve um click, e estava empolgado com outras coisas e superado totalmente a barreira inicial. Inclusive encontrou brechas em outras questões de lógica apresentadas pelo professor. ;)

Outro caso que não poderia deixar de relatar é de outro aluno, que em uma conversa no facebook e de madrugada, me perguntou o quanto se avançaríamos logo na matéria porque ele queria aprender coisas novas logo e quando sugeri que ele estudasse outras coisas por fora e sem qualquer retribuição de “pontos” - esperando que ele desconversasse - surpreendentemente ele empolgou-se e demostrou copiosamente seu interesse nessa atividade extracurricular.

Por que será que em muitos cursos percebemos que considerável parcela da turma está apenas atrás do certificado, não se envolvendo pessoalmente em sua vida profissional? Será esta a razão de pessoas frustradas com seu emprego e que consideram realização profissional ter um carro zero?

Mas isso é assunto para outro post.

Voltando a essa querida ferramenta chamada Visualg, gostaria que vissem o seguinte vídeo, uma introdução ao Visualg:


A interface é singela e, intuitivamente, os alunos familiarizaram-se com seus recursos básicos, escolhendo a forma mais agradável de operar a ferramenta, uns através de atalhos de teclado, outros por menus e botões.
A versão 2.0.0.12 (20.09.2006) parece ser a última lançada e não consegui encontrar onde trocar sua pasta temporária, fazendo com que somente o usuário administrador do SO consiga executar algoritmos pois a pasta temporária padrão está dentro dos arquivos do sistema, onde o usuário não tem permissão de gravação.

O Visualg mostra-se uma excelente ferramenta para iniciantes nesse peculiar mundo de desenvolvimento de programas de computador. A disciplina inicial em cursos de programação, algoritmos, tem o poder de afastar muitos alunos que preferem seguir para outras áreas. Por que isso acontece?

Penso que o alicerce da lógica de programação deve ser desmistificado levando em consideração que bons programadores não são os que conhecem como escrever um programa mas os que conseguem organizar seus pensamentos a fim de encontrar uma solução para um problema real.

Lembro de questões de lógica, na empresa em que trabalhava, que ninguém conseguia resolver, paralisando nossa produção por mais de 2 horas. Quando conseguíamos resolver, apenas uma linha de código era alterada. :)

Escrever código é o de menos! A tecnologia, na maioria das vezes, não é o que leva um programador ao sucesso e o Visualg parece proporcionar um ambiente favorável para que os alunos consigam proficiência nesta área.
Iremos comparar hoje duas ferramentas disponíveis para o Ensino de Física mais
especificamente para o ensino de Astronomia. A Astronomia é uma das partes mais
interessantes da física, pois desperta a curiosidade tanto de pequenos quanto de adultos.
Desde Pitágoras passando por Newton seguindo por Star Wars e até o último Nobel a ‘ciência
dos astros ‘demonstra a fixação do indivíduo por mistérios sobre estrelas planetas e sistemas
desconhecidos. Com o avanço da tecnologia nos últimos anos esta ciência ficou muito fácil
e acessível para todos. Neste post irei analisar duas ferramentas voltadas para a área da
astronomia.

World Wide Telescope

Objetivo: Permitir a visualização no computador de milhares de imagens sobre o universo
baseadas na web, estimulando a curiosidade científica.

Público-alvo: Professores de Ciências do ensino fundamental e de Física do ensino médio;
alunos interessados no tema universo, astronomia e cosmologia.

O WorldWide Telescope (WWT) um software de visualização baseado na Visual Experience
Engine da Microsoft que permite uma visão panorâmica, sem emendas, da abóbada celeste.

A grande desvantagem é que o programa requer o Visual Experience e os demais programas
proprietários da Microsoft o que pode ser ruim principalmente para insituições ou
computadores pessoais que não possuem o programa original instalado em sua máquina.O
programa também requer uma conexão de alta velocidade (banda larga ) para

http://www.conteudoseducacionais.com.br/tutorial/Telescope/passo-passo.html

Google Erth

O Google Earth possui inúmeras ferramentas de visualização tanto de geolocalização
como de prédios em 3D mas também possui a versão que poucos conhecem que é o
Google Sky A google criou a nova versão do Google Earth, a partir da versão (Google Earth
4.2 - Sky), O Novo google sky permite navegar pela terra e pelo universo. No modo Sky
pode navegar pelo universo, Marte, Urano, etc.A grande aplicabilidade da ferramenta é o
modo livre dela.No entanto para acessar é necessário instalar na máquina e ter uma boa
conexão para poder ‘viajar ‘ pelo espaço de forma tranqüila.A grande vantagem é que a
atualização é automática

 

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Discurso de Steve Jobs em Stanford


Falando de Inovação falamos de Steve Jobs.Na semana passada tivemos uma grande perda e este discurso nos deixa  seus valores suas ideias principalmente quando falamos de inovação na área da tecnologia.Os avanços que tivemos ao longos dos anos e a mudança dos conceitos elevaram a Apple  ao patamar dos Titãs do Vale do Silício .Vale a pena assistir este discurso  e tirar o máximo proveito de suas ideias .Seus conceitos são aplicáveis a cada área do conhecimento .


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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Faça suas próprias histórias em quadrinhos com o Comic Master


Pensou num roteiro interessante para uma história em quadrinhos, mas não confia no seu talento para desenhar? A internet resolve esse problema pra você. Com o site Comic Master, qualquer um pode criar uma graphic novel de alta qualidade e imprimir gratuitamente.
O site faz parte do projeto read me – um conjunto de recursos pensados para estudantes de 11 a 14 anos com o objetivo deestimular o hábito de leitura dentro e fora da escola. Além do Comic Master, o projeto abarca outros seis recursos: o this is me, o sport & me, o music in me, o love 4 me, o film+me e o graphics 4 me. Clique aqui para conferir todos.


Fonte : Zona Digital  acesso em 10 de outubro de 2011.

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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Steve Jobs

Este post é uma homenagem ao grande criador e inovador Steve Jobs.Vale a pena ler este livro e compartilhar .A inovação nunca terá um nome como este .
http://pt.calameo.com/read/000852380c2b33259d5e2

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terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pouso em Guarulhos


Este video é para se ter noção de como é a aproximação e pouso na pista 09 em Guarulhos-SP, numa manhã com neblina, teto mínimo e contra o sol. Você verá com os olhos do co-piloto. Ele colocou uma música para quebrar a tensão, afinal de contas, está nas mãos da comunicação dos colegas de terra, dos controladores de voo...
Agora, dá para entender a importância dos aparelhos e dos controladores de voo!

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Bio Digital Human

Bio Digital Human é uma aplicativo gratuito do Google Chrome que permite explorar o corpo humano numa interface 3D (também disponível para Firefox). A ferramenta possui vários recursos que possibilitam visualizar os sistemas de forma individualizada e em relação uns com os outros. Sem dúvidas o Bio Digital Human é um aplicativo valioso para o estudo da anatomia humana até mesmo em cursos superiores da área de saúde.Para utilizá-lo, basta ir à Chrome Web Store e instalar o aplicativo com apenas um clique apenas.
Muito  interessante para os educadores sem recursos para salas de  informática e principalmente para complementação das atividades em sala de aula.Como sempre escrevo nos meus posts a tecnologia nunca irá substituir o educador .Tais  ferramentes servem apenas como complemento  pedagógico  de suas atividades.
abraços

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segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Novo Conceito de Trem Bala


Uma inovação do novo trem chinês - e começar a descer do trem bala sem parar. CONCEITO MUITO LEGAL! Não há tempo é desperdiçado. O trem-bala está se movendo o tempo todo. Se existem 30 estações entre Pequim e Guangzhou, basta parar e acelerar de novo em cada estação vai perder energia e tempo. Uma parada de 5 minutos por estação (passageiros idosos não podem ser apressados) resultará em uma perda total de 5 min x 30 estações ou 2,5 horas de tempo de viagem de comboio! Os chineses são inovadoras o suficiente para chegar a um conceito de trem sem paradas. Quando o trem chega na estação, não vai parar em tudo. Os passageiros embarcaram em uma estação para a cabine de uma maneira conector antes que o trem até chegar à estação. Quando o trem chega, ele não vai parar em tudo. Ela só diminui a velocidade para pegar a cabine conector que vai passar com o comboio no teto do trem. 





Enquanto o trem ainda está viajando de distância da estação, os passageiros vão embarcar no trem da cabine conector montado no teto do trem. Depois de descarregar completamente todos os seus passageiros, a cabine conector será movido para a traseira do trem para que o próximo lote de saída de passageiros que querem descer na próxima estação será bordo da cabine conector na parte traseira do teto do trem. Quando o trem chega na estação seguinte, ele irá simplesmente deixar cair a cabine conector inteira na própria estação e deixar isso para trás na estação. Os passageiros de saída pode ter seu próprio tempo para desembarcar na estação enquanto o trem já tinha saído. Ao mesmo tempo, o trem vai pegar os passageiros de entrada de embarcar em uma outra cabine conector na parte dianteira do teto do trem. Assim, o trem terá sempre uma gota de cabina conector na parte traseira do seu telhado e pegará uma cabine conector na parte dianteira do teto do trem em cada estação. 



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sábado, 8 de outubro de 2011

Eike Batista

Eike Batista é outro nome da área da inovação na área da mineração .Este brasileiro conquistou o ranking da produção  na área da mineração .Vale  pena conferir o link de sua trajetória.
http://www.youtube.com/watch?v=JpR9IMyEJ60&feature=uploademail

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Conheça as 10 redes sociais mais estranhas da internet - IT Web

Conheça as 10 redes sociais mais estranhas da internet - IT Web

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Circuitos Elétricos de massinha

Nesta rápida demonstração na TED U, AnnMarie Thomas mostra como dois tipos diferentes de massinha de modelar caseira podem ser usados para demonstrar propriedades elétricas ao acender LEDs ou fazer funcionar pequenos motores, transformando, assim, pequenas crianças em desenvolvedoras de circuitos.Ideal para usar em classes primárias  de Ensino Infantil.

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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Foguete de gelo seco

Olá Pessoal !
Descobri agora este novo site chamado Manual do Mundo .Escrito por um jornalista  o  site tem uma leitura agradável e atraente para todas as faixas etárias.é Excelente para educadores que querem trabalhar com ciências  de forma simples e barata.O  site chama atenção para experiências simples rápidas e fáceis de serem feitas tanto pelos adultos como pelas crianças ( neste aspecto o site me impressionou bastante pois não apresenta nenhuma experiência  que apresente risco   para os  curiosos aprendizes.Vale a pena observar e experimentar.
Nesta experiência que eu destaquei  a montagem de um gelo seco .Algo fácil e simples que pode encantar seu filho ,seu neto ou seu sobrinho .Vale a pena conferir no link abaixo :
Foguete de Gelo Seco

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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atividades para Sala de Aula - Conteúdos Educacionais

Olá  Pessoal !
 Vocês já conhecem  as ferramentas Educacionais que a Microsoft oferecem ? Não ?
Existe uma gama de ferramentes e dicas super úteis para você utilizar em sala de aula .Tanto em laboratórios  próprios ou  de forma improvisada tais ferramentas servem para complementar a metodologia de ensino  e enriquecer seu trabalho em sala de aula .
O material é composto  com  parceria com educadores do Brasil inteiro que disponibilizam suas práticas neste ambiente .O mais interessante é que todas as atividades são fáceis de utilizar  sem necessitar de um conhecimento avançado de tecnologia.
E mais:
O Portal  Conteúdos Educacionais da Microsoft possibilita a troca de experiência, ferramentas e a possibilidade de você educador participar do  Projeto Educadores Inovadores .Gostou ? Entre use compartilhe e registe seus trabalhos !
Bom trabalho a todos !
Até mais.

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domingo, 2 de outubro de 2011

Pearltrees -Bookmarking Visual


Ferramenta deste mês web do mês apresenta o incrível mundo de social bookmarking visual. Combinando uma interface de usuário com usabilidade mindblowing sala de aula excelente, é certeza de ser uma ferramenta valiosa para você e seus alunos.
Você provavelmente conhece bookmarkinging social tem grandes benefícios no cenário educacional. Como professor, você pode marcar e classificar websites e facilmente compartilhar essa lista com seus alunos. Você também pode participar com colegas professores e criar listas compartilhado de recursos online. Para os estudantes, especialmente os alunos mais velhos que estão conduzindo pesquisas, bookmarking social fornece uma ótima maneira de coletar e compartilhar informações online.
No entanto, muitas pessoas são aprendizes visuais e pode ter dificuldades com a organização de uma lista enorme de recursos online. "Ferramenta Web do mês" deste mês assume este desafio e apresenta-lhePearltrees .
Pense Pearltrees como uma ferramenta de bookmarking visuais social. Quando você marcar um site, torna-se uma pérola em sua tela. A pérola é um ícone pequeno, redondo do site bookmarked. Passe o mouse sobre a pérola e você vai ver um screenshot do site, no lado esquerdo da sua tela.
Coleções de bookmarks (pérolas) podem ser unidas numa ramificação categorias denominadas pearlltrees. Isto permite-lhe organizar visualmente os seus recursos em vez de usar uma lista. Você pode recolher ou expandir pearltrees conforme necessário para ajudar a organizar o espaço de trabalho.
Como você pode usar Pearltrees na sala de aula?
  1. Criar uma conta para sua classe. Uma conta vai funcionar mesmo se você ensinar disciplinas múltiplas.
  2. Clique no ícone pearltree novo na parte inferior da tela e criar uma pearltree para cada assunto que você ensinar.
  3. Então, dentro de cada pearltree assunto, criar pearltrees para as diferentes unidades que você ensina.
Adicionar pérolas (sites bookmarked) para cada um dos pearltrees unidade. Por exemplo, você pode ter pérolas (sites marcados) dentro de um pearltree chamado A Guerra Civil dentro de um chamado pearltree Estudos Sociais. Este será um processo contínuo durante o ano letivo. Até o final do ano, você terá todos os seus recursos on-line em um espaço de trabalho, visualmente organizado. Para compartilhar com os alunos, apenas dar-lhes o URL da sua conta Pearltrees, pois eles serão capazes de acessar todos os seus recursos.
Pearltrees é carregado com muitas outras características excelentes. Para saber mais, veja este vídeo tutorialsobre a troca de experiências de professores.

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