segunda-feira, 2 de abril de 2012

O metro que nós queremos

Cópia na íntegra de Maurício Martins no Facebook.
Abrace esta causa !
Queria a atenção de todos para um assunto de extrema importância para a nossa cidade maravilhosa.

Já há alguns anos, reclamo veementemente de nosso sistema público de transporte. É inconcebível que uma cidade que se torna cada vez mais importante no cenário mundial não tenha um sistema eficiente para a população poder se deslocar independente do automóvel. Não importa onde, Barra, Tijuca, Leblon, praticamente todos os bairros da cidade tornam-se cada vez mais distantes com os congestionamentos que se formam nos horários de rush. Tempo precioso que perdemos. E a razão principal para tudo isso é a necessidade que temos de utilizar o automóvel.

Para tentar me livrar deste estresse, comprei uma bicicleta velha, estimulado pelas ótimas campanhas de incentivo a este meio de transporte que vêm ocorrendo. E, para minha surpresa... alguém já tentou se deslocar pela zona sul da cidade de bicicleta? É brincadeira... risco constante... quase impossível!!! As ciclovias da cidade atendem somente àqueles que usam este meio como exercício físico à beira mar. Não há estrutura nem educação de motoristas para utilizá-la como meio de transporte!

Mas a questão principal, razão deste post, é o sistema metroviário! A implantação da linha 2 do metrô já foi uma das maiores vergonhas que eu já vi. Simplesmente, para não onerar ninguém, apenas mudaram o nome do que já existia para linha 2 e construíram um arco lindo próximo à praça da Bandeira. O resultado disso? Sobrecarregaram o que já existia e a pessoas que precisam, se engalfinham para poder voltar para casa. E as que não precisam? Continuam a congestionar a cidade com o automóvel. A linha 2 não existiu!

Agora, o projeto de expansão do metrô da cidade que está sendo posto em prática pelo governo do Estado, é uma grande gambiarra. Simplesmente construir uma tripa ao que já existe para a atender exclusivamente à alguns dias de olimpíadas. É inacreditável que este projeto prevê a ligação do METRÔ com o principal entrocamento da Barra (bairro que mais carece de melhoria de fluxo hoje!), o terminal Alvorada, via ÔNIBUS! Só se for para sobrecarregar ainda mais!

O que o Rio precisa é de um projeto que atenda às necessidades que o crescimento da cidade gera. Um metrô que tenha linhas independentes (a linha 4!), e não conectadas, que acabarão sobrecarregadas, como aconteceu com a criação da suposta linha 2. Um metrô que chegue onde os ônibus de integração chegam hoje, como à Gávea, para diminuir a quantidade de ônibus em circulação. Um metrô que chegue à Barra, sem sobrecarga de passageiros. Um metrô que possa ser ainda mais expandido no futuro, em direção à zona oeste, para onde a cidade cresce a passos largos.

Esse é um assunto de extrema importância e o conhecimento a respeito do que se trata e a participação da sociedade na luta para o melhor das futuras gerações é essencial. Não sei a quem atende este projeto em andamento. Sei que mais uma vez não vou ficar me lamentando e sim lutar para que o melhor seja feito. Já que o Estado não faz, façamos e vamos dar o exemplo.
Acesse o site www.metroqueorioprecisa.com.br, acompanhe o que está acontecendo e se envolva neste movimento!

No futuro, eu QUERO e VOU trabalhar onde eu quiser nesta cidade, indo e vindo rapidamente, lendo meu jornal, escutando minha música, sem me estressar com o trânsito. Eu VOU à Cidade das Artes de Metrô! Se isso é possível em Londres, em Paris e em Berlim, tem que ser possível aqui também!

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial