quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conhecendo a ferramenta Prezi


Olá pessoal !


Hoje irei falar a respeito do Prezi. É uma ferramenta fantástica  que vem, com certeza,  para substituir o uso do formato ppt. A grande sacada do Prezi é a “quebra” da linearidade das apresentações,  o que convenhamos dá sono  zzzzzzzzzzzz...!

Conforme a  colega Janaína Senna Martins:

“Quem trabalha com apresentações, e quer uma nova forma de dinamizar não deve deixar de conferir o recurso chamado Prezi. O Prezi foi lançado em abril de 2009 em Budapeste, é algo novo que pode pegar e muita gente já está usando. Prezi.com é na verdade uma ferramenta gratuita para criação de apresentações online, o editor do Prezi é todo feito em flash, e possui recursos mais dinâmicos que um Power Point. O Prezi acaba com o conceito de slides lado-a-lado, pois permite adicionar “quadros” livremente nesse espaço, em uma abordagem parecida com a dos mind-maps. Neste espaço o usuário pode organizar textos, imagens, vídeos e junto a tudo isso elementos gráficos. Além disso, o Prezi permite ao seu usuário criar e armazenar seus trabalhos gratuitamente, basta apenas se cadastrar, e explorar esta ferramenta. E assim você também poderá visualizar trabalhos acadêmicos e empresariais de outros usuários com Prezi.com.”

Na área de Física e também de informática achamos muito interessante a facilidade principalmente  na quebra da linearidade dos textos e dos formatos.Em minhas aulas começei a usar o Prezi para aulas de pré vestibular e também  em conteúdos que requer um apelo visual maior para conceitualização.O Rodolfo  utiliza já nas suas aulas de informática  e já produziu alguns Então vamos saber mais  sobre o Prezi ?

O Prezi é uma ferramenta para criação de apresentações inovadoras tendo como principal atrativo permitir que o usuário exponha suas ideais em um lugar e perceba a relação entre elas,  auxiliando na conexão entre o criador e seu público alvo [Prezi, 2011].
   Contrapondo-se as apresentações de slides tradicionais onde a sequência dos conteúdos é destacada, a ferramenta propõe que as inserções de materiais como textos, imagens, vídeos, links, desenhos, formas pré-definidas e outros recursos aconteça em um espaço que pode ser entendido com uma grande mesa receptora de ideias.
As apresentações baseiam-se no conceito de ZOOM, a aproximação para visualização de detalhes e o afastamento buscando uma visão panorâmica da produção.
O Prezi está disponível na web e para sua utilização, apenas faz-se necessário um navegador e acesso à internet, para a versão gratuita. Os arquivos ficam armazenados em sua conta e podem ser baixados para reprodução em formato flash.
Com ótima usabilidade, os usuários podem criar apresentações interessantes em pouco tempo. Os elementos podem ser movidos, redimensionados e rotacionados por um recurso disponível a partir de um clique. Há um painel no canto superior esquerdo contendo os recursos e modos de visualização da apresentação. A própria equipe disponibiliza manuais e tutorias eficientes para quem tem interesse nessa nova forma de fazer apresentações, eles estão disponíveis no site http://prezi.com/learn/.



Vantagens
A primeira vantagem que pode ser citada é a não necessidade da instalação de um pacote de programas localmente, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento. Outro interessante ponto é a possibilidade de trabalhos colaborativos onde as pessoas podem dedicar-se à mesma apresentação, promovendo aprendizagem através do compartilhamento de conteúdos.
   As apresentações também podem ser visualizadas em conjunto a partir do compartilhamento do seu link. Existem meios de compartilhamento rápido com as principais redes sociais da atualidade.
Além da quebra da linearidade do Prezi  a ferramenta explora o uso de apresentações no formato de Mapas Conceituais.
Desvantagens

Uma desvantagem é a necessidade de conexão com a internet, o que pode ser resolvida com a versão desktop mas essa já apresenta outra desvantagem: é paga!

Num primeiro momento o usuário fica perdido pois é uma forma bem diferente de elaborar uma apresentação, principalmente para os que estão acostumados com a linearidade de ferramentas como power point e impress. Mas com os vídeos tutorias disponíveis pela própria empresa, qualquer pessoa pode começar a elaborar apresentações simples que provavelmente evoluirão com a utilização da ferramenta e busca por recursos, ou seja, a experiência pessoal. Ela é uma ferramenta intuitiva e ainda diria que sua área de trabalho pode ser entendida como uma metáfora de um cérebro habituado ao aprendizado de forma holísticas.

O Prezi possui  uma versão para teste off line de 30 dias.A ferramenta embora seja paga existe uma possibilidade chamada ProEdu uma licença para Educadores .Há ainda a grande barreira  pela exibição da ferramenta em  dispositivos   que utilizam o sistema  operacional do Sr. Job’s .Vejo um futuro  promissor para a substituição dos ppt’s (zzzzzzzzz) pelo Prezi.

Este video mostra um tutorial simples para uso do Prezi:

Veja  abaixo o material que começamos a produzir:

Rodolfo Paolucci


Helez Merlin
Alunas Natália Odenbreit e Natasha - Coiote e Papa léguas e as Leis da Física 



Marcadores: , , , , , ,

3 Comentários:

Blogger Adriana Silva disse...

Muito interessante o texto de vocês, meninos!
Também vejo o Prezi com um grande potencial. Estou disposta a aprendê-lo para aplicar em minhas aulas...
Abraços, Adriana

22 de agosto de 2011 às 16:00  
Blogger Lu Ricas disse...

Excelente análise! Parabéns pelo trabalho colaborativo. Vocês mandaram muito bem! Abraços,Lu

16 de setembro de 2011 às 11:51  
Blogger Lu Ricas disse...

Excelente análise! Parabéns pelo trabalho colaborativo. Vocês mandaram muito bem! Abraços,Lu

16 de setembro de 2011 às 11:52  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial